• drcharlesrsouza

Ataque do coração ou de pânico?

De uma hora para outra o coração começa a acelerar, o peito é tomado por uma forte dor, a respiração falha. Os sinais preocupam e a primeira reação é buscar atendimento médico de urgência por suspeita de um ataque cardíaco. Esse quadro, acredite, é mais comum do que se imagina e leva muita gente para as emergências dos hospitais com a sensação de que vai morrer a qualquer momento. Entretanto, o diagnóstico na maioria das vezes é o mesmo: um ataque de pânico.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ataques de pânico podem se apresentar com sintomas físicos semelhantes aos de um infarto: dores no peito, formigamento nas mãos, pés ou rosto; taquicardia, náusea, sudorese, tontura, respiração acelerada e muito medo de morrer. O mal-estar súbito é uma resposta à ansiedade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Uma das diferenças entre os dois, é que um ataque cardíaco costuma desenvolver-se durante um esforço físico e o de pânico no repouso. Outra diferença é a duração: os ataques de pânico tendem a diminuir gradualmente e o cardíaco pode piora com o tempo. Nas mulheres, os sintomas de ataque cardíaco podem ser mais leves e incluir fadiga incomum e desconforto no peito, ao invés de dor.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tem dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários!




0 visualização0 comentário
Local de atendimento

Belo Horizonte:

Clínica Cardiológica

Rua Grão-Pará 454, Santa Efigênia

(31) 3218-3444

Hospital Lifecenter

Av. do Contorno 4747, Funcionários

(31) 3280-4000

Clientes UNIMED, PMMG, IPSEMG

ligue e confira nossas condições especiais

Contatos

charlesriossouza@gmail.com

Instagram: @drcharlesriosarritmia