top of page
  • Foto do escritordrcharlesrsouza

CRM e RQE

Você já deve ter ido a vários especialistas durante sua vida, mas talvez não tenha reparado se algum deles tinha o Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

Todo o médico que se declara especializado em uma área da medicina, como cardiologia, deve estar registrado no Conselho Regional de Medicina como tal. O tradicional número do CRM atesta apenas que ele é um médico generalista registrado.


A sua atuação como especialista, por sua vez, requer experiência e qualificações adicionais, como a aprovação em prova de título ou a conclusão de residência médica. Ambos os caminhos formam profissionais altamente capacitados e aptos para tirar o RQE. Pelas leis do CRM apenas aqueles médicos que possuem RQE podem se intitular especialistas.

Agora você sabe o que é RQE na medicina. Apesar de a falta desse registro não impedir a prática de especialidades, ele é uma forma de garantir a sua segurança, é a confirmação que o médico tem qualificação acadêmica naquela área de atuação. Afinal, os casos mais complexos geralmente são responsabilidade do especialista, então somente os médicos mais preparados, experientes e com RQE devem atender esses pacientes.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page