• drcharlesrsouza

O coração do atleta

O Coração de Atleta é uma adaptação fisiológica do coração ao treinamento físico. Ou seja, o músculo cardíaco sofre alterações estruturais e funcionais benignas à medida que ele é mais solicitado em uma atividade intensa.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Se seu coração é exigido com frequência quase diária e por uma duração média acima de uma hora, são boas as chances de ele crescer.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na prática de atividades físicas intensas e constantes, o coração realmente cresce, embora não aconteça de um dia para o outro. Uma das alterações mais comuns é o aumento da espessura da parede do coração, conhecido como hipertrofia do músculo cardíaco.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Essa adaptação é acompanhada da dilatação da cavidade do coração, especialmente do ventrículo esquerdo, que já é mais espesso por ser responsável por bombear o sangue para uma artéria de alta pressão.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Alterações ao ecocardiograma podem sugerir se existe doença cardíaca ou apenas alterações que caracterizam o coração de atleta.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É importante destacar que o Coração de Atleta apenas indica que ocorreram adaptações fisiológicas no seu coração, pela atividade física intensa, não significando doença cardíaca atual ou futura. Porém, é conveniente fazer avaliações especializadas periódicas, acompanhando a evolução das alterações e assim orientando o aumento, diminuição e até o afastamento das atividades físicas.




0 visualização0 comentário