top of page
  • Foto do escritordrcharlesrsouza

O que é Ablação?

Ablação é um procedimento para tratamento de algumas arritmias cardíacas. Assim como o estudo eletrofisiológico, a ablação é realizada por meio de cateteres, sem a necessidade de abertura do tórax para acesso ao coração, possibilitando uma rápida recuperação.


Esses cateteres são posicionados no foco de arritmia e uma energia, chamada radiofrequência, que aquece o tecido e “queima” o local é aplicada, eliminando a arritmia. Existe também a técnica de crioablação, na qual o esfriamento do tecido que promove a lesão.


Para a realização da ablação, os passos iniciais são idênticos ao estudo eletrofisiológico e uma vez identificados os locais culpados pela indução ou manutenção da arritmia é aplicada energia. Esse processo é monitorado com o auxílio de aparelhos capazes de controlar a posição dos cateteres, quantidade de energia aplicada e temperatura local.

Alguns tipos específicos de ablação contam também com método denominado mapeamento eletroanatômico, que por meio de campo eletromagnético oferece precisão complementar ao procedimento. As arritmias mais comuns de serem tratadas por ablação são as taquicardias paroxísticas supraventriculares, a fibrilação atrial e as taquicardias ventriculares.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page