top of page
  • Foto do escritordrcharlesrsouza

O sono e o coração

A gradativa redução nas horas de sono da população, principalmente em função do excesso de atividades do dia-a-dia, pode afetar não só o equilíbrio emocional ou a capacidade de raciocínio e aprendizagem do indivíduo, mas também a sua saúde cardíaca. ⚠


O sono é um período importante para o restabelecimento do nosso organismo. Dormir bem ajuda, por exemplo, na produção de anticorpos contra as mais diversas doenças, fortalecendo o nosso sistema imunológico. Por isso, reduzir o tempo em que dormimos afeta significativamente os processos fisiológicos que ocorrem durante o sono.


Quando dormimos há um momento de repouso do nosso sistema cardiovascular, no qual tanto a frequência cardíaca, quanto a pressão arterial são reduzidas. Esse processo é muito importante para a saúde do coração. Por essa razão é que diversos estudos mostraram que a privação do sono aumenta o risco de hipertensão arterial. Outra situação que precisa ser reparada enquanto dormimos está relacionada à regulação do apetite. A redução no tempo de sono, devido a fatores hormonais e gasto energético menor, também favorece o ganho de peso.


Procure dormir bem! A redução das horas de sono ou o sono não reparador podem ocasionar prejuízo cardiovascular com o passar do tempo, já que favorece o surgimento de doenças, como hipertensão, diabetes e obesidade, o que aumenta o risco de infartos e AVC.

Nós médicos precisamos perguntar ativamente sobre como anda o sono, orientar sobre higiene do sono e ter um psicoterapeuta especialista em sono de confiança para os casos mais graves. Ainda procurar sinais de apneia do sono e investigar com polissonografia quando esses se fizerem presentes.

Cuide-se. Saúde em primeiro lugar!




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page